Castelos de Risco

O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania. Destinado prioritariamente a jovens entre os 12 e os 18 anos, privilegia a vivência do “Risco” e o Trabalho de Equipa como fatores essenciais ao desenvolvimento individual e à integração social e baseia-se na utilização de Jogos de Dinâmica de Grupos como ferramenta de intervenção com grupos de jovens, segundo uma metodologia de ação – reflexão.

O Projeto encontra-se acreditado, pelo Conselho Científico – Pedagógico da Formação Contínua, para docentes dos diferentes níveis do ensino básico e secundário, na modalidade de Oficina de Formação, envolvendo um total de 30 horas de Formação + 30 horas de Trabalho Autónomo (Aplicação).

O Programa de Formação está organizado em 4 blocos temáticos. Os temas abordados vão sendo desenvolvidos em sessões práticas de aplicação com os jovens, em torno de uma metáfora de sucessivas conquistas:

Os grupos de jovens envolvidos no Projeto, encontrar-se-ão numa Atividade Final: a Conquista do Castelo! Esta atividade, de caráter competitivo e com características de Aventura e Risco, tem normalmente lugar num Castelo ou, em alternativa, num Espaço Natural.