Prevenir em Coleção

O Projeto Comunitário de Promoção da Saúde “Prevenir em Coleção” é um Programa de Promoção de competências sócio – emocionais dirigido a crianças dos 4 aos 12 anos de idade. 

Este Projeto consta da aplicação de material lúdico, na forma de cadernetas e respetivas coleções de cromos, que abordam um conjunto de temas fundamentais ao nível da promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis e assenta numa metodologia de “ação – reflexão”.  Este material, através de vários personagens, em que o principal é o Xavier, leva as crianças a viver ações e emoções que possibilitem fomentar relações assertivas e positivas entre os seus pares e prevenir eventuais situações de disrupção e risco.

Os temas das cadernetas são trabalhados na sala de aula, ao longo do ano escolar, sob a orientação de cada Técnico de Educação, que recebe formação específica, acompanhamento e supervisão no âmbito da implementação do projeto com o seu grupo/turma. Existe uma forte orientação para o trabalho com as famílias e a comunidade envolvente da escola ou residências dos alunos.

O “Prevenir em Coleção” encontra-se acreditado, pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, para Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na modalidade de Oficina de Formação, envolvendo um total de 25 horas de Formação + 25 Horas de Trabalho Autónomo (Implementação).